Uma década de Sol num vídeo: NASA divulga timelapse de dez anos da estrela

O Observatório da Dinâmica Solar tira uma fotografia do Sol a cada 0,75 segundos. Na última década captou 425 milhões de imagens, dados que permitiram fazer inúmeras descobertas sobre o funcionamento da estrela mais próxima do nosso Planeta.

A NASA compilou dez anos de imagens do Sol e reuniu-as num vídeo em timelapse de uma hora que está agora disponível para ser admirado.

Neste mês de Junho de 2020, diz a agência espacial norte-americana, faz dez anos que o Observatório da Dinâmica Solar (SDO, na sigla ingelsa) observa o Sol sem um único minuto de pausa. O SDO reuniu 425 milhões de imagens em alta resolução da estrela, uma fotografia tirada a cada 0,75 segundos e o equivalente a 20 milhões de gigabytes de dados na última década. "Esta informação permitiu fazer inúmeras descobertas sobre o funcionamento da estrela mais próxima de nós e sobre como esta influencia o nosso sistema solar", lê-se na nota da agência espacial.

E o que nos mostra este retrato de dez anos? Um aumento e diminuição da actividade que ocorre como parte do ciclo solar de 11 anos, mas também outros "eventos notáveis" como a movimentação dos planetas e erupções.

"Embora o SDO tenha mantido um olho atento apontado para o Sol, existiram momentos que não captou. As partes escuras no vídeo são causadas ​​pela Terra ou pela Lua a eclipsar o SDO enquanto passam entre a nave espacial e o Sol", refere a NASA.

O instrumento continuará a monitorizar o Sol por "muitos anos".