Praias de Matosinhos encerradas na noite de São João para evitar aglomerados

A polícia vai patrulhar as marginais e impedir a entrada no areal.

covid19,coronavirus,local,saude,porto,praias,
Foto
Paulo Pimenta

As praias de Matosinhos, no distrito do Porto, vão estar encerradas na noite de São João, que se celebra de terça para quarta-feira, para evitar a aglomeração de pessoas, adiantou nesta segunda-feira a câmara.

Em comunicado, a autarquia, em consonância com a Delegação de Saúde de Matosinhos e a Polícia Marítima, informa que decidiu interditar o acesso às praias entre as 19h00 do dia 23 Junho, terça-feira, e as 09h00 do dia 24 de Junho, quarta-feira.

“A Polícia Marítima, numa acção concertada com a Polícia Municipal de Matosinhos e o Sistema de Salvamento Balnear, vai patrulhar as marginais para assegurar o cumprimento das regras e promover a segurança da população”, refere o município.

O compromisso é salvaguardar a saúde da população e, num momento em que se assiste a “persistentes” aglomerados em várias cidades do país, Matosinhos quer evitar que o mesmo suceda no concelho numa noite que, por tradição, as pessoas se concentram na via pública, salienta a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro no comunicado.

“Apesar do desconfinamento, sabemos que os riscos de contágio se mantêm e que continua a ser de extrema importância que todos cumpram as regras emanadas da Direcção-Geral da Saúde”, adverte.

Os restaurantes devem encerrar às 23h00 de terça-feira, estando a música proibida a partir das 21h00, assim como os adereços alusivos ao São João no interior e exterior desses estabelecimentos.

As festas particulares e o consumo de bebidas alcoólicas na via pública, e a venda ambulante de comida e bebida estão interditas.

As lojas de conveniência, incluindo as que se encontram instaladas em postos de abastecimento de combustível, têm ordem para fechar às 19h00, adiantou.

No comunicado, a autarquia acrescentou que, numa operação conjunta da PSP, GNR e Polícia Municipal, as principais artérias do concelho serão patrulhadas durante a noite e madrugada para evitar ajuntamentos.

Sugerir correcção