João Sousa lidera quadro em Vale do Lobo

Os melhores tenistas portugueses vão estar em competição esta semana, no Algarve.

Foto
Reuters/CARL RECINE

Para compensar a suspensão dos circuitos profissionais, e aproveitando a presença dos principais tenistas portugueses no país, a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) tomou a iniciativa de organizar uma série de torneios com prémios monetários. O primeiro, em Vale do Lobo, tem início amanhã, conta com os quatro melhores representantes lusos nos rankings ATP e WTA e tem em João Sousa, actual 66.º no ranking mundial, a principal atracção.

Além do número um português, também Pedro Sousa (110.º ATP), João Domingues (152.º) e Frederico Silva (193.º) irão encabeçar cada um dos quatro grupos do torneio masculino, compostos por três jogadores, que irão defrontar-se no sistema de todos contra todos. Os primeiros de cada grupo avançam para as meias-finais. 

A composição dos grupos do torneio de Vale do Lobo será conhecida nesta segunda-feira, dia em que começa a fase de qualificação, da qual sairão mais quatro nomes. Gastão Elias (532.º), Tiago Cação (547.º), Nuno Borges (599.º) e João Monteiro (937.º) tiveram igualmente entrada directa no quadro principal, cujo início está agendado para quarta-feira.

Na prova feminina, as mais cotadas são Francisca Jorge (579.ª WTA), Inês Murta (645.ª), Maria Inês Fonte (912.ª) e Sara Lança (1011.ª). Ana Filipa Santos (1141.ª WTA), Sara Neto, Madalena Amil e Matilde Jorge completam a lista de entradas directas. Os encontros poderão ser acompanhados a partir de quinta-feira na Sport TV.

Após a prova na Vale do Lobo Tennis Academy, o Circuito Sénior FPT prossegue no Lisboa Racket Centre, de 29 de Junho a 5 de Julho, e Ténis Clube da Figueira da Foz, de 6 a 12 de Julho, distribuindo um total de 45 mil euros em prémios monetários – 15 mil em cada, com os campeões a arrecadarem 1500 euros. 

No seguimento do Circuito Sénior FPT, realiza-se o Campeonato Nacional Absoluto no Clube Desportivo do Monte Aventino (Porto), de 14 a 19 de Julho, com um prize-money de 20 mil euros.

 ​

Sugerir correcção