Três mortos em esfaqueamento em Reading

Um homem de 25 anos, de nacionalidade líbia, foi detido no local por suspeita de homicídio e continua preso. Polícia investiga terrorismo, apesar de inicialmente ter afastado a hipótese.

Foto
DR/ Twitter

Pelo menos três pessoas morreram e três pessoas ficaram feridas com gravidade após terem sido esfaqueadas na cidade de Reading, Reino Unido, este sábado, no local onde tinha decorrido, horas antes, uma manifestação do movimento Black Lives Matter. No entanto, a polícia local refere que não há indicação de uma ligação ao protesto e está a investigar o incidente, escreve a Reuters. 

Dois feridos foram levados para o Hospital Royal Berkshire, em estado crítico.

Um homem de 25 anos, foi detido no local por suspeita de homicídio, e ainda se encontra sob custódia. O suspeito, identificado inicialmente como residente em Reading, é um homem natural da Líbia a quem teria sido concedido asilo, relata o jornal Guardian, citando fontes das forças de segurança.

As forças de contraterrorismo foram chamadas ao local, mas ainda não se conhecem as motivações do atacante. 

Na manhã de domingo, a polícia anunciara não estar a tratar o incidente como terrorismo. “Não estamos a tratar o incidente como terrorismo, mas os agentes mantêm as opções abertas sobre as motivações do incidente e estão a ser apoiados pelos colegas da Polícia Contraterrorismo [CTP, na sigla inglesa] do Sudoeste”, afirmava o comissário-chefe Ian Hunter, citado pela Reuters.

Contudo, ao final da manhã, a polícia do Vale do Tamisa publicou um comunicado, citado pela agência noticiosa, anunciando que a CTP do Sudeste passaria a estar a cargo da investigação. A decisão foi tomada por Dean Haydon, coordenador nacional da rede britânica contraterrorismo, que declarou esta manhã que se tratava de um incidente terrorista. 

Quando o ataque começou a ser divulgado nas redes sociais, a polícia local afirmou estar ao corrente dos relatos de um incidente nos jardins de Forbury, cerca das 19h, relacionados com um ataque com arma branca. Jason Brock, autarca de Reading, pediu à população que se mantivesse longe do local onde a polícia está a tratar um “incidente grave”.

Algumas imagens publicadas no Twitter mostram um grupo de paramédicos a socorrer pelo menos três pessoas que estavam deitadas no chão num parque, descreve a Reuters. Pelo menos dois meios aéreos de apoio médico e vários carros da polícia foram vistos no local, de acordo com a BBC.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já comentou o sucedido no Twitter, lamentando o “terrível incidente em Reading”. Johnson agradeceu o trabalho dos serviços de emergência no local.

Os organizadores da marcha Black Lives Matter acreditam que o incidente não esteve relacionado com o protesto que aconteceu naquele local horas antes do ataque. Numa mensagem publicada no Facebook, Nieema Hassan disse ter-se tratado de um protesto pacífico, que colaborou sempre com a polícia. “Em termos do protesto e das pessoas que estiveram [no local] da parte do Black Lives Matter, estamos todos bem. Nenhum de nós foi afectado. Já tínhamos ido embora quando tudo isto começou.”

Sugerir correcção