Menor de 14 anos mata outro de 15 em ajuste de contas combinado pela Internet

Suspeito de homicídio fugiu do local com os amigos, acabando por ser detido pela PSP em casa, na zona da Alta de Lisboa. O jovem terá confessado o crime.

Foto
A PSP deteve o suspeito do crime em casa, na Alta de Lisboa. Adriano Miranda

Um jovem de 14 anos esfaqueou outro de 15 pelo menos seis vezes - três no tórax, uma no braço esquerdo e duas no direito – na quinta-feira à noite, num parque, na Rua General Pimenta de Castro, na zona de Alvalade, em Lisboa.

Os desacatos ocorreram por volta das 19h, altura em que foi dado o alerta para as autoridades, e o jovem de 15 acabou por falecer já no Hospital de Santa Maria pouco depois da meia-noite.

Segundo apurou o PÚBLICO junto de fonte da PSP, os jovens terão combinado um alegado “ajuste de contas” através de uma rede social da internet depois de trocas de ofensas. A origem dessas ofensas ainda estará por apurar.

Nenhum dos menores vivia naquela zona de Alvalade mas alguns dos moradores da rua onde ocorreu o homicídio, ouvidos pelo PÚBLICO, dizem que era costume, várias vezes por semana, ver um grupo de jovens reunir-se ali, junto ao parque, ao fim do dia. Mas não sabem se eram os mesmos do incidente.

Um dos jovens, o alegado homicida, que fará 15 anos ainda este ano, vive na Alta de Lisboa e a vítima vivia na zona do Castelo.

O encontro foi premeditado e cada um levou amigos, quase todos com idades entre os 14 e os 15 anos. O homicídio terá ocorrido, segundo os testemunhos, na presença de uma dezena de jovens que se envolveram naquilo que vários moradores descreveram como uma “verdadeira batalha campal”. O menor de 14 anos e os respectivos amigos terão fugido assim que a vítima caiu ao chão e antes de a polícia ter chegado ao local.

O primeiro socorro à vítima foi prestado por um morador que será médico e que se manteve com o jovem até chegar a ambulância.

A PSP, depois de ouvir os testemunhos dos amigos da vítima que presenciaram o homicídio, acabou por encontrar o suspeito ainda na noite de quinta-feira. Estava na sua casa, na Alta de Lisboa e até já tinha trocado de roupa. Mas a policia ainda conseguiu recuperar, na sua casa, a roupa ensanguentada e a arma branca usada para esfaquear o outro menor. Perante estes factos, o jovem terá confessado o crime, tendo sido detido.

Segundo fonte judicial, o processo está a cargo do Ministério Público e seguiu para o Tribunal de Família e Menores que, depois de apurados todos os factos, vai definir a pena a aplicar ao abrigo da Lei Tutelar Educativa. De acordo com a mesma fonte, como é menor deverá ser internado num centro educativo e não irá para uma prisão.

A rua onde ocorreu este homicídio fica muito perto do local onde um engenheiro de 24 anos perdeu a vida durante um assalto, às 23h24 de 28 de Dezembro de 2019.

Sugerir correcção