Covid-19: Presidente da República lamenta morte de médico e defende “adequados meios e carreiras no SNS”

Marcelo Rebelo de Sousa afirma que esta morte “na frente de combate” à covid-19 vem lembrar “a grande dedicação e risco dos profissionais de saúde na luta contra a pandemia, que pode mesmo atingir o sacrifício supremo da vida”.

Foto
Marcelo lembrou "a grande dedicação e risco dos profissionais de saúde na luta contra a pandemia" LUSA/ANTÓNIO COTRIM

O Presidente da República lamentou esta sexta-feira a morte de um médico com covid-19 em Portugal e a esse propósito defendeu que os profissionais de saúde merecem os adequados meios e carreiras no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Numa nota publicada no portal da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que esta morte “na frente de combate” à covid-19 vem lembrar “a grande dedicação e risco dos profissionais de saúde na luta contra a pandemia, que pode mesmo atingir o sacrifício supremo da vida”.

“Todas as palavras não são demais para sublinhar e elogiar este esforço, que merece mais do que palavras e reconhecimento, merece os adequados meios e as adequadas carreiras no seio do SNS. E também nos lembra que a pandemia ainda não está dominada e que as medidas de precaução continuam a impor-se”, acrescenta o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa apresenta “sentidas condolências” à família e amigos do médico que na quinta-feira morreu com covid-19 no Hospital de São José e também ao Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

Este é o primeiro caso conhecido de uma morte com covid-19 neste grupo profissional em Portugal. A notícia foi avançada na quinta-feira à noite pelo PÚBLICO, segundo o qual o médico, de 68 anos, estava internado há mais de 40 dias nos cuidados intensivos e terá sido infectado por um colega.

A pandemia de covid-19, doença provocada por um novo coronavírus detectado em Dezembro do ano passado na China, atingiu 196 países e territórios e provocou mais de 450 mil mortos a nível global, segundo um balanço feito pela agência de notícias francesa AFP.

Em Portugal, onde os primeiros casos foram confirmados no dia 2 de Março, morreram 1524 pessoas num total de 38.089 casos de infecção contabilizados, de acordo com o relatório de quinta-feira da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Sugerir correcção