CDS realiza primeiro conselho nacional após congresso no dia 28

Reunião pode ser o palco para se afirmarem os críticos da direcção de Francisco Rodrigues dos Santos.

Foto
Francisco Rodrigues dos Santos foi eleito líder do CDS no passado mês de Janeiro Nuno Ferreira Santos

O CDS-PP marcou para o próximo dia 28 de Junho, no domingo, em Ourém, o primeiro conselho nacional desde o congresso de Janeiro, com as eleições regionais dos Açores na agenda, entre outros pontos.

A reunião será o momento em que se poderão manifestar os descontentamentos com a liderança de Francisco Rodrigues dos Santos e expressar o desânimo com as sondagens que dão o CDS atrás do Chega. Até agora, não tem havido posições públicas de insatisfação face à actuação da nova direcção nacional, que foi eleita em Janeiro e que substituiu a equipa de Assunção Cristas e muitas das principais figuras do ‘portismo’. Perante a perspectiva de os críticos de Francisco Rodrigues dos Santos se assumirem neste conselho nacional, uma fonte da direcção prometeu, em declarações ao Expresso, dar luta, usando a frase: “Vão ser tosquiados”. 

O líder do CDS-PP assegurou, em entrevista ao PÚBLICO e à Rádio Renascença, ser sua intenção congregar as várias sensibilidades do partido e que sinal dessa intenção é a constituição de um grupo de trabalho em que estão António Pires de Lima, António Lobo Xavier e Luís Nobre Guedes, entre outros, para apresentar propostas de relançamento da economia. O ex-ministro da Economia, que era apoiante do então candidato João Almeida, assumiu críticas no congresso a Francisco Rodrigues dos Santos e foi apupado por isso

Os conselheiros nacionais, que vão reunir-se no centro de exposições de Ourém, têm na agenda seis pontos, entre os quais está a proposta de constituição de coligações para as eleições regionais dos Açores marcadas para Outubro. Constam ainda questões decorrentes do congresso, como a discussão das moções sectoriais e a eleição de elementos para vários órgãos nacionais. A ordem de trabalhos prevê também a discussão de propostas de alteração do regulamento eleitoral interno bem como a apresentação das contas anuais do partido relativas a 2019, além da análise da situação política.

Sugerir correcção