Divididos mas confiantes, líderes europeus avançam no plano de recuperação

As divergências persistem, mas no fim da reunião informal dos chefes de Estado e governo, o presidente do Conselho viu “um consenso a emergir”. Angela Merkel promete usar toda a sua influência para fechar um acordo antes das férias do Verão.

Foto
LUSA/OLIVIER HOSLET / POOL

Com o firme apoio político da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e do presidente francês, Emmanuel Macron, o aplauso dos governantes do Sul da Europa, Portugal, Espanha, Itália e Grécia, e a condescendência dos líderes dos chamados países frugais, o Conselho Europeu decidiu, esta sexta-feira, passar da fase da “avaliação e interpretação” para a “negociação detalhada e concreta” da proposta da Comissão Europeia para um novo quadro financeiro plurianual, reforçado por um novo instrumento para apoiar a recuperação e resiliência da economia europeia no rescaldo da crise provocada pelo novo coronavírus.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção