O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vicente, está na selecção das curtas para Cannes

A edição deste ano do festival de cinema não se vai realizar, mas a marca Cannes seleccionou ainda assim vários filmes. As curtas foram agora anunciadas, e serão exibidas em Cannes ainda este Outono e premiadas no próximo ano.

Foto
O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vicente, está na selecção das curtas para Cannes 2020, um festival que não vai decorrer, mas mostrará e premiará ainda assim alguns filmes

Não vai haver propriamente uma edição de 2020 do Festival de Cannes, ano em que este importante evento do calendário cinematográfico internacional chegaria à 73.ª edição normal. Mas isso não quer dizer que não existam vários filmes seleccionados, entre longas e curtas, para ver “brevemente num cinema perto de si". Depois do anúncio, no início do mês, das 56 longas, chegou, esta sexta-feira, a lista das curtas. São, ao todo, 11 filmes, de 12 países diferentes. Um deles é uma co-produção portuguesa e francesa, O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vicente, realizador nascido nos Açores que já passou por festivais como Berlim ou Oberhausen.

Além desse filme, a selecção de curtas, que serão exibidas, ao contrário das longas metragens, no Outono em Cannes, para depois serem premiadas no ano que vem, inclui o egípcio Sameh Alaa, com I Am Afraid to Forget Your Face, as francesas Marie Jacotey e Lola Halifa-Legrand, com Filles BleuesPeur Blanche, a grega Evi Kalogiropoulou, com Motorway65, a britânica Sophie Littman, com Sudden Light, o colombiano Theo Montoya, com Son of Sodom, o francês Paul Nouhet, com Camille Sans Contact, Lkhagvadulam Purev-Ochir, da Mongólia, com Shiluus, o canadiano Paul Shkordoff, com Benjamin, Benny, Ben, o belga Leonardo Van Dijl, com Stephanie, e o estado-unidense Zachary Woods, com David.

O filme de David Pinheiro Vicente, que conta com nomes como Miguel Amorim, Carla Galvão, Gabriel Salvado, ou Constança Alves no elenco, passa-se numa vila no interior de Portugal, e centra-se numa família pobre. Nas palavras do próprio realizador, foca-se em “pessoas complexas que, como todas as outras, estão presas nos sintomas dos seus problemas”. A nota de imprensa do filme diz ainda que O Cordeiro de Deus "cruza as tradicionais festas de Verão com violência e sexualidade”.

A edição de 2021 de Cannes realizar-se-á entre 11 e 22 de Maio.

Sugerir correcção