Portugal é o único de 17 países europeus a deter migrantes em aeroportos por mais de 48h

Relatório da provedoria de Justiça refere que numa consulta à rede europeia Portugal aparece como um “caso excepcional” pela negativa. Centros de fronteira são “locais onde persistem vários factores de risco para ocorrência de tortura e maus-tratos”. Morte de Ihor Homenyuk alegadamente por inspectores do SEF aconteceu num deles. Hospitais-prisão também preocupam: houve relatos de “doentes a tratar de doentes” em Santa Cruz do Bispo.

Foto
Ricardo Mussa

A Provedoria de Justiça já tem alertado várias vezes para as condições de detenção de migrantes nos centros de fronteira dos aeroportos. O último relatório, publicado esta quinta-feira, traz dados que colocam Portugal como um “caso excepcional” pela negativa. É o único de vários países da Rede Europeia de Instituições Nacionais de Direitos Humanos (ENNHRI) onde os migrantes são detidos em centros de aeroportos por mais de 48 horas. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção