Crónica de jogo

A juventude leonina continua inquieta

Sporting derrota Tondela com mais um grande golo de Jovane Cabral e com oito jogadores até aos 22 anos no “onze”.
Foto
LUSA/MIGUEL A. LOPES/POOL

Oito titulares até aos 22 anos, mais Mathieu (36), Coates (29) e Sporar (26). Um deles, Nuno Mendes, estava a um dia de completar 18 anos. Foi com este “onze” que o Sporting bateu nesta quinta-feira o Tondela, em Alvalade, por 2-0, em jogo a contar para a 27.ª jornada da Liga portuguesa, e que voltou a ter um protagonista com um nome muito apropriado. Jovane Cabral voltou a marcar um grande golo de livre e liderou esta juventude leonina que vai ganhando no presente um lugar no futuro do Sporting. E Ruben Amorim, o treinador desencartado que custou dez milhões de euros, vai ganhando todas as apostas que vai fazendo para preparar esse futuro.

Atingiu o seu limite de artigos

A liberdade precisa do jornalismo. Precisa da sua escolha.

Não deixe que as grandes questões da sociedade portuguesa lhe passem ao lado. Registe-se e aceda a mais artigos ou assine e tenha o PÚBLICO todo, com um pagamento mensal. Pense bem, pense Público.

É verdade que este será o contexto ideal para ir experimentado estas soluções sub-23 em tão grande volume. Não há propriamente um objectivo na época que não seja terminá-la com dignidade e resultados, e, não havendo público, há um ambiente quase de treino que ajuda à afirmação sem nervosismos de quem não está habituado a estas coisas. Não será sempre assim, e esse futuro que Rúben Amorim está a preparar terá público e terá objectivos, mas os sinais são promissores, algo que há uns meses, depois da venda de Bruno Fernandes ao Manchester United, parecia muito longínquo.

Este jovem Sporting iria ter pela frente um Tondela que tinha sido feliz na sua última viagem a Lisboa, com um empate na Luz frente ao Benfica, graças a uma exibição de grande solidez defensiva. Mas os nortenhos praticamente nem tiveram hipótese de assentar o seu jogo e esperar pela oportunidade. Gonzalo Plata, o jovem equatoriano que entrou para o lugar do lesionado Vietto, furou pelo corredor central e só foi travado em falta por Yohan Tavares. Há uns meses, todos estes livres frontais tinham um dono, Bruno Fernandes. Agora, têm outro. Aos 13’, num misto de precisão e força, Jovane voltou a marcar um golo enorme, depois do que já tinha apontado diante do Paços.

O jovem cabo-verdiano voltava a assumir o papel de herói neste Sporting desconfinado, mas a sua contribuição ainda não tinha acabado. Aos 29’, combinou na perfeição com Nuno Mendes, metendo uma bola de calcanhar nos pés do jovem lateral, cujo cruzamento seria interceptado por Pepelu no chão, com a bola a bater no braço. Manuel Oliveira assinalou penálti e Sporar, aos 31’, atirou a contar da marca dos 11 metros, marcando o seu sexto golo ao serviço dos “leões”. 

Não houve resposta do Tondela ao domínio com golos dos jovens do Sporting, que ainda podiam ter marcado no final da primeira parte, com um remate de Nuno Mendes de fora da área que passou perto da baliza de Cláudio Ramos.

No segundo tempo, o jogo mudou ligeiramente de perfil, mas o Sporting continuou a controlar sem grandes problemas. A equipa orientada por Natxo González levou muito tempo até conseguir fazer um remate digno desse nome: Philipe Sampaio até conseguiu cabecear uma bola à trave num lance de bola parada - se fosse golo, teria sido anulado por fora-de-jogo. Os nortenhos foram, depois, um pouco mais aventureiros no ataque, mas não o suficiente para colocar em causa o triunfo deste jovem Sporting que o jovem treinador Amorim está a construir. 

Os números são a sua melhor defesa - três vitórias e um empate em quatro jogos, mais sete golos marcados e dois sofridos - e o terceiro lugar, que antes parecia entregue ao Sp. Braga (de Amorim), parece perfeitamente ao alcance.