Sarampo “saltou” dos bovinos para os humanos há mais de dois mil anos

O sarampo em humanos terá surgido entre os anos de 1174 antes de Cristo e 165 depois de Cristo. Isto quer dizer que a história do vírus que saltou do gado bovino para as pessoas começou mais cedo do que se pensava.

Foto
Ilustração do vírus do sarampo Alissa Eckert

Para procurar as origens do sarampo, os cientistas reconstruíram o genoma do vírus a partir de amostras de pulmão de um caso de sarampo ocorrido em 1912. Comparando este material com outros genomas, a equipa de investigadores concluiu que o sarampo saltou dos bovinos para os humanos entre os anos de 1174 antes de Cristo e os 165 anos depois de Cristo, com a estimativa média a indicar 528 a.C. O artigo publicado na Science merece um comentário na mesma revista onde se fala noutros agentes patogénicos que “saltaram” dos animais para os humanos. O SARS-CovV-2, que causa a covid-19, é o exemplo mais recente e, claro, o assunto também vem à baila.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção