Supremo venezuelano destitui direcções de partidos da oposição

Decisão surge dias depois de o mesmo tribunal ter contornado a Assembleia Nacional e nomeado um novo Conselho Nacional Eleitoral. União Europeia teme agravamento da crise política na Venezuela.

Foto
Primeira sessão do novo Conselho Nacional Eleitoral, no passado dia 15 de Junho MANAURE QUINTERO/Reuters

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Venezuela destituiu as direcções de dois partidos da oposição, entregando a liderança a políticos menos hostis ao Governo de Nicolás Maduro.

Depois de ter suspendido a direcção do partido Primeiro Justiça (PJ), fundado por opositores ao regime chavista como Henrique Capriles e Julio Borges, e ordenado a sua reestruturação, o STF fez o mesmo com a Acção Democrática (AD), partido de centro-esquerda e um dos fundadores do regime democrático venezuelano na década de 1950.

A decisão do STJ, controlado por juízes próximos de Maduro, foi condenada pela União Europeia, que teme o agravamento da crise política no país. “Estas decisões reduzem ao mínimo o espaço democrático no país e criam obstáculos adicionais para a resolução da profunda crise política na Venezuela”, afirmou Josep Borrell, alto representante para a Política Externa da União Europeia, num comunicado subscrito por todos os Estados-membros. 

A direcção da AD, até agora liderada por Henry Ramos Allup, ex-presidente do Parlamento venezuelano, passa para o secretário-geral, Bernabé Gutiérrez. Já o Primeiro Justiça passa a ser liderado por José Brito, expulso do partido no final do ano passado, suspeito de ter participado num esquema de corrupção com o intuito de limpar a imagem de empresários ligados ao regime de Maduro.

Os dois partidos, conforme nota o El País, fazem parte do denominado G-4, juntamente com os partidos Vontade Popular, de Juan Guaidó e Leopoldo Lopéz, e Um Novo Tempo, aliança de quatro partidos opositores a Maduro que reivindica a presidência da Venezuela para Guaidó.

O líder da oposição reuniu-se na terça-feira com a direcção da AD e garantiu que “os atropelos da ditadura não vão parar os partidos”. “Pelo contrário, vão fortalecer-nos e unificar-nos no propósito de alcançar a liberdade”, escreveu Guaidó no Twitter. Horas antes, na mesma rede social, condenou a destituição da direcção do PJ.

A destituição da liderança de dois dos maiores partidos da oposição Venezuela surge depois de, no final da semana passada, o STJ venezuelano ter nomeado os membros da nova direcção do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) à revelia da Assembleia Nacional, onde a oposição a Maduro está em maioria. Um dos novos director do CNE é José Luis Gutiérrez, irmão de Bernabé Gutiérrez, nomeado pelo STJ para reestruturar a Acção Democrática.

A decisão do STJ da Venezuela gerou críticas unânimes entre a oposição a Maduro e a nível internacional. O Grupo de Contacto para a Venezuela, do qual fazem parte vários países da UE, entre eles Portugal, e da América Latina, lamentou o processo de renovação do CNE e apelou a Maduro para “abster-se de tomar medidas que inviabilizem uma solução democrática” no país.

“Esta acção por parte do regime reduz ainda mais as garantias necessárias para a realização de um processo eleitoral justo e transparente que possibilite um regresso ao funcionamento pleno das instituições democráticas na Venezuela”, lê-se no comunicado emitido pelo Grupo de Contacto.

No mesmo sentido, Borrell referiu que um CNE “independente e equilibrado e eleições presidenciais que respeitem os padrões internacionais são a chave para ultrapassar a crise na Venezuela”, apelando a que Governo e oposição se sentem à mesa das negociações. 

Sugerir correcção