Abanca desiste de comprar EuroBic e diz que condições “não foram cumpridas”

Grupo espanhol diz que continuará a “analisar potenciais operações de aquisição” em Portugal.

Foto
Eurobic é liderado por Teixeira dos Santos. Rui Gaudencio

O espanhol Abanca anunciou esta terça-feira que desistiu de comprar o EuroBic “uma vez que as condições acordadas para o referido objectivo não foram cumpridas”, indicou o banco num comunicado.

A notícia, avançada pelo jornal Eco, foi assim confirmada pelo organismo, que “comunica que, apesar de ter dedicado esforços e recursos significativos à aquisição de 95% do banco português EuroBic, foi forçado hoje a desistir da operação, uma vez que as condições acordadas para o referido objectivo não foram cumpridas”, indicou na mesma nota.

“O acordo tinha sido comunicado a 10 de Fevereiro de 2020 e tinha sido indicado, como habitual neste tipo de operações, que estava sujeito a determinadas condições. O Abanca comunicou esta decisão ao EuroBic e ao Banco de Portugal”, referiu a instituição espanhola.

Ainda assim, o Abanca realçou que mantém interesse no mercado português e que “continuará a analisar potenciais operações de aquisição que fomentem sinergias ao seu projecto em Portugal”.

Em Portugal, “o Abanca tem um projecto sólido e em crescimento, com presença nas principais cidades e centros económicos, o que lhe permite posicionar-se como instituição financeira líder em advisory banking”, realça o comunicado.

Sugerir correcção