Filha de George Floyd é a mais recente accionista da Disney

A cantora, compositora, actriz, realizadora e produtora norte-americana Barbra Streisand enviou as acções da empresa como presente à pequena Gianna Floyd.

Foto
Gianna com a mãe, Roxie Washington Reuters/POOL

“Sou agora uma accionista da Disney graças a si [Barbra Streisand]”, lê-se na legenda de uma publicação da própria Gianna Floyd na sua conta de Instagram, ao mesmo tempo que exibe o certificado que comprova a doação, não se conhecendo, porém, a quantidade oferecida.

Disney é cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque, integrando, desde 1991, o índice Dow Jones. As acções transaccionam-se, nesta segunda-feira, em torno dos 113 dólares (100,24 euros), depois de a empresa ter registado um mínimo histórico, a 23 de Março, de 85,76 dólares (76,08 euros). Antes do início da pandemia de covid-19, as acções da Disney valiam entre 130 e 150 dólares (115,32-133,06 euros).

Gianna Floyd, que tem apenas seis anos, é filha de George Floyd, o homem que morreu sob custódia policial, no mês passado, após o agente da polícia de Mineápolis Derek Chauvin ter pressionado o joelho no seu pescoço durante quase nove minutos. Chauvin foi inicialmente despedido e acusado de homicídio em terceiro grau, que corresponde a homicídio por negligência, mas os procuradores acabaram por considerar que houve intenção, embora não premeditada, agravando a acusação para homicídio simples. Os outros três agentes presentes durante a detenção de Floyd foram também acusados formalmente de cúmplices no crime.

OFFICIAL Gianna Floyd Fund (George Floyd's child) organized by Tiffany Lee

UPDATE MESSAGE** 6/9/2020 - From Roxie Washington and Gianna Floyd - "Thank you so much for the outpouring of love and support. We understand that people are wanting to send cards, pictures, or any gifts for my baby. We appreciate that.

O sucedido não só ergueu uma corrente contra a violência policial nos EUA como acalentou uma onda de solidariedade para com a família da vítima. Na plataforma americana de crowdfunding GoFundMe, a angariação em nome da pequena Gianna Floyd já soma mais de dois milhões de dólares (em concreto, mais de 1,9 milhões de euros).

Numa conferência de imprensa, a mãe de Gianna, Roxie Washington, esclareceu que “se há um problema que ela tem, é [o facto de] não ter mais o pai”, indicando que não há solidariedade que vá colmatar essa falha. Porém, face a todas as ajudas que têm chegado, Roxie Washington agradeceu: “Os nossos corações estão inundados de gratidão.”

Barbra Streisand, que conta com dois Óscares (Melhor Actriz por Uma Rapariga Endiabrada, de 1968, e Melhor Canção pelo tema Evergreen para Nasce Uma Estrela, de 1976) e vários Grammies e Emmies no seu currículo, tem sido uma das vozes activas contra a violência policial no país e sobretudo contra a Administração Trump e a forma como esta tem lidado com a situação e com os protestos que já se alastraram a outros pontos do globo. Streisand é assumidamente apoiante de Joe Biden, o candidato democrata que concorrerá contra Donald Trump e que poderá suceder-lhe na presidência dos EUA.

Sugerir correcção