André Silva continua a ser o “rei” do futebol desconfinado

Na luta pelo título, Erling Haaland voltou a marcar pelo Dortmund - são já 42 golos na época - e impediu que houvesse campeão na Alemanha já neste fim-de-semana.

Foto
O festejo do jogador português neste sábado LUSA/JOHN MACDOUGALL / POOL

Sete jogos na Liga alemã, seis golos. O avançado português André Silva continua em grande destaque no regresso da Bundesliga, após a paragem pela pandemia de covid-19, oferecendo, neste sábado, mais uma vitória ao Eintracht Frankfurt.

Desta vez, o internacional português não se limitou a marcar um, mas sim dois. No primeiro, fê-lo com toque artístico, de calcanhar, já depois de uma jogada tremenda de Kamada. Um golo candidato a um dos melhores do ano na Alemanha. Veja-o no vídeo em baixo.

Tudo isto aconteceu no triunfo por 1-4 em casa do Hertha de Berlim, num jogo em que o Hertha saiu na frente. Piatek marcou aos 24’, mas a expulsão de Boyata, perto do intervalo, condicionou o restante jogo à equipa da capital alemã.

O ex-Sporting Bas Dost empatou aos 51’, com assistência de André Silva (que entrou ao intervalo), dez minutos antes de o japonês Kamada ter pegado na bola fora da área, passado por quatro adversários e servido André Silva, que finalizou de calcanhar.

N’Dicka colocou o Eintracht mais tranquilo aos 68’ e André Silva selou a goleada aos 86’, finalizando isolado. Um resultado que mantém o Eintracht na luta pelos lugares europeus, ainda que o objectivo não seja fácil – a equipa de Frankfurt está já oito pontos da qualificação para a Liga Europa.

Ainda não há campeão

Esta tarde de Bundesliga deixou ainda a garantia de que não haverá campeão alemão neste fim-de-semana. Para festejar já nesta jornada, o Bayern de Munique precisaria de vencer o Borussia Mönchengladbach e esperar que o Borussia Dortmund perdesse frente ao Fortuna Düsseldorf. Só metade do cenário se verificou.

A equipa de Raphaël Guerreiro fez um jogo pobre, mas conseguiu chegar ao triunfo já nos descontos. Uma cortesia, claro está, de Erling Haaland, que chegou aos 42 golos na temporada (em 37 jogos), depois de ter saído do banco para actuar na última meia hora.

O português Guerreiro ainda chegou ao golo – tem estado particularmente goleador nas últimas semanas –, mas a jogada foi invalidada com recurso ao VAR, por mão na bola do lateral que voltou a actuar como médio.

Mais tarde, já sabendo que não iria festejar o título - e sem Lewandowski e Müller na equipa -, o Bayern venceu o Mönchengladbach, por 2-1, também com um golo nos minutos finais. Frente ao quarto classificado, começou por adiantar-se aos 26’, com um golo do jovem de 19 anos Zirkzee, numa “oferta” do guarda-redes Sommer. Pouco depois, um autogolo de Pavard recolocou tudo como no início, num lance em que o francês tentava cortar uma bola já perto da baliza.

Na segunda parte, houve um jogo equilibrado e com oportunidades de golo de ambos os lados, mas o médio alemão Goretzka acabou por decidir a partida aos 86’. Alaba fez um passe a rasgar a desatenta defesa adversária e Pavard teve espaço para se redimir do autogolo e cruzar para a finalização de Goretzka.

Estes resultados deixam tudo na mesma no topo da tabela, com sete pontos a separarem os dois primeiros. Na próxima ronda poderá, novamente, haver campeão. Basta, para isso, que o Bayern ganhe o seu jogo frente ao Werder Bremen, na terça-feira.

Sugerir correcção