Economia britânica encolheu 20,4% em Abril

Abril foi o primeiro mês completo em que os britânicos estiveram confinados e a economia sofreu muito com a paragem. Na próxima semana, o desconfinamento gradual entra numa nova fase, com as lojas e o comércio de retalho a reabrirem.

Foto
Reino Unido reabre aos poucos, preparando-se para passar por uma das piores recessões da sua história Reuters/Simon Dawson

Em Abril, a economia britânica encolheu 20,4%, um novo valor recorde para o Reino Unido. As medidas de confinamento que foram aplicadas durante o mês para travar o avanço da pandemia acabaram por danificar gravemente a economia, aponta esta sexta-feira o Gabinete Nacional de Estatísticas britânico.

No primeiro trimestre do ano, o PIB do Reino Unido contraiu 2% em relação ao último trimestre de 2019, a maior queda desde o quarto trimestre de 2008. Mas face a Fevereiro, a economia já encolheu 24,5%, tendo em conta o recuo de 5,8% de Março. Segundo a agência Reuters, esperava-se que entre Fevereiro e Abril a economia contraísse 10% e que a queda mensal de Abril fosse de apenas 18,4%.

Tanto o Banco de Inglaterra como a Secretaria de Estado do Orçamento avisaram que o Reino Unido poderá enfrentar a pior recessão em três séculos.

O ministro das Finanças, Rishi Sunak, disse esta sexta-feira que, “em linha com muitas outras economias em todo o mundo, o coronavírus está a ter um impacto severo na nossa economia”. Na próxima semana, o comércio de retalho reabre, sempre considerando as regras de distanciamento social.

No final do mês de Março, o Reino Unido finalmente fechou-se em casa, depois de semanas em que o governo recusou tomar medidas e a pandemia propagou-se rapidamente. Abril foi o primeiro mês completo em que os sectores mais importantes da economia britânica, como a restauração, estiveram fechados e a actividade desses serviços colapsou para um quinto.

Só na construção civil, com o fecho de várias fábricas e a quebra de redes internacionais de fornecimento, além da necessidade de proteger os trabalhadores, a facturação caiu 40%, diz esta sexta-feira o The Guardian.

Além das quebras de facturação dentro de portas, o Gabinete Nacional de Estatísticas avisou ainda que as exportações também foram afectadas pela pandemia.

Ainda esta semana, a OCDE avisou que a economia britânica iria encolher mais do que qualquer outro país desenvolvido na Europa e que, quando 2020 acabar, o PIB do Reino Unido poderá contrair entre os 11,5% e os 14%, dependendo da existência de uma segunda vaga.

Sugerir correcção