Rali Dakar com percurso novo e inteiramente na Arábia Saudita

Traçado faz antever uma prova menos rápida do que deste ano. Arranque da corrida agendado para 3 de Janeiro.

Foto
Reuters/HAMAD I MOHAMMED

O Rali Dakar, prova rainha de todo-o-terreno, vai voltar a realizar-se inteiramente na Arábia Saudita, apesar de ter em 2021 um percurso “100% novo” e “menos rápido” do que este ano, anunciou a organização.

Numa apresentação que decorreu na Arábia Saudita, a Amaury Sport Organization (ASO) anunciou ainda que a 43.ª edição da prova arranca a 3 de Janeiro, em Jeddah, terminando na mesma cidade, no dia 15 de Janeiro, depois de 11 etapas e um prólogo, que determinará a ordem de partida para a primeira tirada. O dia de descanso será passado em Hail, a 9 de Janeiro.

“Não temos o percurso que queríamos, pois tínhamos mais dois ou três países em mente, mas com a pandemia de covid-19 e com o confinamento não há hipótese de visitarmos esses territórios”, explicou o francês David Castera, director desportivo do evento.

O mesmo responsável explicou que “a Arábia Saudita é um país grande e permite ter um percurso novo”. “Só vamos repetir 50 a 80 quilómetros da edição de 2020”, observou.

A próxima edição da prova terá uma etapa maratona e duas em “loop” [partida e chegada no mesmo local], o que ajuda a minimizar a necessidade de deslocações, mas o percurso em concreto será conhecido apenas em Novembro.

Outra novidade para a próxima edição prende-se com a criação da categoria Dakar Classic, para carros e camiões construídos antes do ano 2000.

David Castera anunciou ainda que a organização aprendeu a lição com as mortes do piloto português Paulo Gonçalves e do holandês Edwin Straver, ambas na sequência de quedas de mota a alta velocidade, na edição de 2020.

“Fizemos um bom trabalho com os programas de satélite para escolher o percurso, cada quilómetro, de forma a termos um Dakar mais técnico e menos rápido, em que cada etapa tenha múltiplas características: um pouco de dunas, terreno duro, zonas técnicas e zonas rápidas”, concluiu o responsável.

Sugerir correcção