FIFA permite que jogadores actuem por três clubes na mesma época

Medida visa amenizar o impacto provocado pela covid-19 no futebol.

Foto
Reuters/Arnd Wiegmann

Os futebolistas vão poder jogar em três clubes na mesma temporada, no âmbito das medidas excepcionais criadas pela FIFA para responder aos efeitos da pandemia de covid-19, anunciou nesta quinta-feira o organismo.

Esta possibilidade foi implementada para “evitar problemas relativos aos futebolistas desempregados”, assinalou a FIFA, num documento que publicou no seu site e que amplia as alterações regulatórias motivadas pelo impacto do novo coronavírus e que tinham sido definidas no início de Abril.

Outra das mudanças prende-se com a flexibilidade para que as federações de cada país planifiquem o seu calendário competitivo. Nos casos em que as temporadas se estendem por duas épocas diferentes, como é o caso de Portugal, pode iniciar-se o primeiro período de inscrição de jogadores relativamente à próxima época (2020-21) antes de terminar a actual temporada (2019-20), desde que se cumpram determinadas normas.

A entidade que rege o futebol sublinhou que o objectivo desta medida é, acima de tudo, “dar prioridade a que os clubes terminem a temporada de 2019-20 com os seus plantéis originais”.

Por outro lado, para “mitigar o impacto económico das partes envolvidas em disputas perante a FIFA, no caso das reclamações apresentadas entre 10 de Junho e 30 de Dezembro de 2020, não será requerido o pagamento antecipado dos processos e não serão aplicadas custas processuais”, adiantou a direcção do organismo.

Sugerir correcção