Há uma enzima nos neurónios que nos protege contra a ansiedade

Estudo coordenado por Joana Marques, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, conclui que uma conhecida enzima chamada Tet3 poderá ser usada como alvo terapêutico para tratar a ansiedade. Mas há alguns cuidados a ter antes de avançar.

Foto

Já se tinha percebido que a Tet3 estava muito presente em neurónios, no cérebro. Mas faltava saber qual era afinal a função dessa enzima. Esse foi o ponto de partida do projecto que a investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Joana Marques, realizou em colaboração com uma equipa de investigadores da Universidade do Minho. As experiências em ratinhos demonstraram que a enzima Tet3 terá um papel importante na protecção contra a ansiedade, segundo o artigo publicado na revista científica Molecular Psychiatry.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção