Índice de contágio de Portugal acima do de vários países europeus, mas peritos estão confiantes

Desde meados de Maio que o R nacional (o número que mede o índice de propagação do vírus) está acima de 1, um valor mais alto do que o de alguns países que adoptaram medidas de confinamento menos rigorosas. Na Região Lisboa e Vale do Tejo, mantém-se acima de 1 desde 29 de Abril, mas é na região Centro que este valor é mais alto.

Foto
Daniel Rocha

A resposta do Governo português ao controlo da pandemia covid-19 recebeu elogios internacionais. Agora, em fase de desconfinamento, o R nacional ― o número básico que mede o índice de propagação do vírus ― continua a rondar o 1, valor em que uma pessoa, em média, contagia outra. Este valor está acima da média de vários países que adoptaram medidas de confinamento menos rigorosas, revelaram os epidemiologistas esta segunda-feira, na reunião do Infarmed, em Lisboa. Na Noruega, o R é em média de 0,83 e na Áustria 0,91. Na República Checa, que também teve um confinamento menor do que o aplicado em Portugal, o R é de 0,96 e na Alemanha 0,87. Nos países onde o confinamento foi maior, o R também está mais baixo do que em Portugal. É o caso de Espanha, com R em 0,77 e da Bélgica com 0,75.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção