Chuva e céu nublado de regresso a Portugal

Previsões do IPMA apontam para céu nublado e chuva um pouco por todo o país a partir desta quinta-feira.

Foto
Bárbara Raquel Moreira/Arquivo

Não é desta que o sol veio para ficar, com as previsões a apontarem para céu nublado e chuva um pouco por todo o país a partir desta quinta-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta terça-feira céu pouco nublado ou limpo e um aumento temporário de nebulosidade no interior Norte, Centro e Alto Alentejo durante a tarde, estando ainda prevista uma ligeira subida da temperatura.

Os termómetros poderão chegar esta terça-feira aos 24ºC em Bragança e Coimbra, 21ºC no Porto e na Guarda, 27ºC em Castelo Branco, 22ºC em Leiria, 24ºC em Lisboa, 29ºC em Évora e 27ºC em Faro. Já as temperaturas mínimas poderão atingir os 8ºC em Bragança e na Guarda, 11ºC no Porto, 10ºC em Coimbra, 14ºC em Portalegre, 16ºC em Lisboa, 11ºC em Évora e Beja e 16ºC em Faro.

Para o arquipélago dos Açores, o IPMA prevê céu ligeiramente nublado e uma temperatura máxima e mínima a rondar os 21ºC e os 15ºC, respectivamente. Na Madeira, prevê-se também céu parcialmente nublado e os termómetros poderão chegar aos 24ºC de máxima no Funchal e 22ºC em Porto Santo e a temperatura mínima deverá rondar os 18ºC.

As previsões de quarta-feira apontam para céu nublado por nuvens altas em todo o território continental, estando ainda prevista a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior” e uma “pequena subida da temperatura máxima no interior a norte da serra da Estrela e uma pequena descida a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”.

É depois na quinta-feira que a chuva regressa a Portugal, estando previstos aguaceiros e chuva fraca em todo o território continental, à excepção de Sagres e Faro (locais onde se prevê apenas alguma nebulosidade). Na quinta-feira deverá registar-se também uma “descida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro”.

As previsões apontam ainda para “céu em geral muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade na região Sul a partir do fim da manhã” de sexta-feira, dia em que estão também previstos “períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos e frequentes nas regiões Norte e Centro”.

A chuva não deverá dar descanso durante o fim-de-semana que se aproxima, com o IPMA a prever aguaceiros e céu nublado nas regiões de Bragança, Porto, Coimbra, Portalegre, Lisboa, Beja e Faro.

Sugerir correcção