Edifício que servia de centro para apoiar carenciados em Arroios bloqueado por tijolos

As três pessoas autorizadas a lá pernoitar optaram por não o fazer por se sentirem “intimidadas” pela supervisão de oito seguranças.

Foto
Edifício era utilizado desde meados de Maio como centro de apoio solidário a sem-abrigo Nuno Ferreira Santos

O edifício que estava a ser utilizado como um centro de apoio a carenciados, em Arroios, Lisboa, e que foi alvo de um despejo na madrugada de segunda-feira, está a ser emparedado, e nenhuma pessoa vai pernoitar naquele local.

De acordo com Bernardo Álvares, um dos voluntários do Seara – Centro de Apoio Mútuo de Santa Bárbara, contactado pelas 23h30, uma equipa está “a emparedar o edifício com tijolos”.

Questionado sobre as três pessoas que tinham permissão para pernoitar no edifício, na sequência de um entendimento alcançado com os proprietários, o voluntário explicou que essas pessoas apenas poderiam dormir no interior do prédio sob supervisão “de oito seguranças” e que optaram por não o fazer porque “sentiram-se intimidadas”.

Bernardo Álvares sublinhou ainda que “todas as instituições [de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo] falharam”.

A agência Lusa contactou o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP para confirmar o emparedamento do edifício, informação que a polícia não conseguiu confirmar, remetendo quaisquer esclarecimentos para um comunicado que será, entretanto, divulgado.

A Lusa contactou também o gabinete do vereador da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro dos Direitos Sociais, Manuel Grilo (BE), que garantiu que estão a ser feitos “contactos para resolver a situação” e encontrar “soluções definitivas” para estas pessoas, remetendo esclarecimento adicionais para esta terça-feira.

A mesma fonte afirmou que as pessoas que estavam neste centro vão pernoitar num local temporário.

Sugerir correcção
Comentar