Saída de Centeno é oportunidade para repensar relevância do Eurogrupo

Ministros elogiam o desempenho do português à frente do fórum dos ministros das Finanças da zona euro. Analistas dizem que órgão informal se tornou irrelevante nos últimos anos. Portugal afastado dos cargos de topo da UE.

Foto
Mário Centeno STEPHANIE LECOCQ/EPA

O primeiro-ministro, António Costa, desdramatizou esta terça-feira a saída de Mário Centeno do Governo, argumentando que Portugal não está a perder, apenas a mudar, de ministro das Finanças. A mesma lógica não se aplica em Bruxelas, onde a demissão de Mário Centeno leva Portugal a perder a presidência do Eurogrupo — o “fórum” dos ministros das Finanças da zona euro que, que apesar de ser um órgão de natureza informal, faz parte da estrutura dos cargos de topo da política europeia, dos quais o país fica, agora, excluído.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção