O ministro que salvou bancos ao ritmo de mil milhões ao ano

A passagem de Mário Centeno pelas Finanças fica marcada pela recuperação do sector bancário, que estabilizou não só as instituições mas a própria avaliação de risco do país. Mas a factura ficou nos cofres do Estado, tendo atingido quase sete mil milhões durante o seu mandato.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O Governo tinha tomado posse há poucas semanas, no final de 2015, Mário Centeno ainda nem conhecida os cantos ao Ministério das Finanças, e já tinha nas mãos um dossiê quente para resolver. Um rodapé na TVI, num domingo à noite de Dezembro, precipitou a intervenção do executivo para “segurar” o Banif, cujos desequilíbrios se arrastavam há largos meses no anterior Governo de Passos Coelho. Foi uma estreia de peso na resolução de bancos de um ministro das Finanças e acabou por marcar os seus anos no Terreiro do Paço.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção