DGLAB abre apoio de 2020 à edição literária no Brasil e de BD e ilustração no estrangeiro

Candidaturas poderão ser apresentadas até 24 de Julho.

Foto
Nuno Ferreira Santos

As candidaturas aos programas de apoio à edição de autores portugueses no Brasil e de obras de ilustração e banda desenhada portuguesa no estrangeiro abriram esta segunda-feira, revelou a Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).

Fonte da DGLAB explicou à agência Lusa que o montante a alocar para cada um destes apoios dependerá do número de candidaturas, cujo prazo de apresentação se estende até 24 de Julho.

De acordo com dados da DGLAB, em 2019 foi apoiada a edição de 52 obras de ilustração e BD, em 22 países, com um total de 77.650 mil euros atribuídos. No ano passado, o programa de apoio à edição no Brasil – que é destinado apenas a editores brasileiros – suportou a edição de 41 obras literárias portuguesas, com um total de 73.525 euros.

Segundo a direcção-geral, estes programas estiveram suspensos durante meio ano por causa de procedimentos decorrentes da parceria estabelecida há um ano entre a DGLAB e o Camões Instituto, para a criação de um só programa “coeso e estruturado” de apoio à tradução e à edição de literatura em língua portuguesa.

Apesar do protocolo, os dois programas de apoio à edição de autores portugueses no Brasil e de obras de ilustração e BD no estrangeiro ficam sob alçada daquela direcção-geral.

Sugerir correcção