Plásticos: e se a reciclagem não estiver a resolver o problema?

Documentário The Story of Plastic estreou nos Estados Unidos a 22 de Abril e chega a Portugal nesta segunda-feira. Alguns associados da Zero já o viram e discutiram-no num debate online.

Foto
Um rio na Índia, fotografado em Novembro, que é um caso limite de poluição por plástico LUSA/STR

Chega-nos às mãos sem darmos por isso, utilizámo-lo em inúmeras actividades e tarefas do dia-a-dia sem pensarmos no assunto e, muitos de nós, só reparamos no plástico na altura em que precisamos de nos livrar dele. Seja porque a embalagem do produto de limpeza ficou vazia, seja porque o saco em que transportámos as cenouras se rasgou e já não serve para mais nada ou porque está na hora de trocar de escova de dentes. Nessa altura, há algum alívio na consciência de quem está a utilizar um produto que sabe ser um grande poluente ao enviá-lo para reciclagem. Mas, e se isso não servir para grande coisa? E se a reciclagem não resolver o problema? E se o peso de resolver o problema não estiver, como tem sido incutido na mente de todos, no consumidor?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários