Trump e a asfixia da democracia americana

“I can’t breathe” começou por ser o grito de revolta de uma minoria negra para se transformar num grito em defesa da democracia americana, partilhado por milhões de cidadãos. Trump dispara em todas as direcções à procura de uma saída.

Foto
Reuters/ERIN SCOTT

1. “Quem quer que se preocupe com o estado da democracia na América deve ter ficado perturbado na segunda-feira passada com a imagem do chefe das Forças Armadas, general Mark A. Milley, avançando atrás de Donald Trump durante a demonstração de força do Presidente na Lafayette Square”, escreve Robert Kagan no Washington Post. E prossegue: “Em farda de combate e ao lado do Procurador-geral William Barr, do conselheiro nacional de segurança Robert O’Brien e de outros, o oficial com a mais alta patente do exército americano materializou a ameaça do Presidente de usar as forças armadas dos EUA para pôr termo ao ‘terrorismo doméstico’.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção