Jogos com História: O primeiro jogo oficial à porta fechada

Agora que o cenário de bancadas vazias durante os jogos de futebol se está a tornar rotineiro, vale a pena recordar a primeira partida oficial disputada à porta fechada. Aconteceu em Outubro de 1980, numa eliminatória da Taça das Taças entre os ingleses do West Ham e os espanhóis do Castilla. A decisão foi da UEFA.

Foto
O jogo "fantasma" entre o West Ham e o Castilla, o primeiro sem público nas bancadas DR

Não é raro que a UEFA alie à sua tradicional mão pesada em termos disciplinares uma certa aversão aos recursos apresentados por aqueles que não gostam da decisão original, traduzida por um agravamento das sanções aplicadas quando é chamada a decidir em segunda instância. Foi o que aconteceu ao West Ham na época 1980-81, quando o mau comportamento dos seus adeptos no jogo da primeira mão da primeira eliminatória da Taça das Taças levou, primeiro, a uma multa e, depois, à inédita decisão de obrigar o clube inglês a jogar a segunda partida sem espectadores no estádio. Foi a primeira vez na história do futebol – e do desporto, em geral – que tal aconteceu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção