Combater a esquerda não justifica apoiar imbecis

Por muitos defeitos que a mentalidade portuguesa tenha, e por mais escaqueirado que esteja o nosso sistema político, convém que ele seja mudado por dentro – e não esmagado por aprendizes da escola Trump e Bolsonaro.

Ser de direita, sobretudo num país como Portugal, não é fácil. Eu percebo isso. Qualquer pessoa que vote à direita do PS já foi algum dia chamada de fascista. Semana sim, semana não, é acusada de amar às escondidas o doutor Oliveira Salazar. E, por muito que faça e por mais que se explique, terá sempre fama de estar ao lado do grande capital contra os famélicos da terra. Para quem frequenta o espaço público e as redes sociais, isso significa viver em permanente estado de auto-justificação e a ter de mostrar à polícia rosa-choque a nossa documentação democrática e humanista. É uma coisa insuportável, até porque a esquerda esteve no governo 30 dos 46 anos da nossa democracia, andou metida na cama com os piores capitalistas e deixou o país esmagado pelo peso da dívida e sem quaisquer esperanças de um crescimento económico sustentável.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção