Sim, é preciso “superar” a economia zombie

Zombie, na verdade, tem sido o modelo económico que mantemos há décadas. Um morto-vivo canibalizando o planeta, envolto numa nuvem de fumo que mata, todos os anos, 19 vezes mais do que a covid-19 matou nos últimos cinco meses.

Foto
Rui Gaudencio

É curioso que se tenha escolhido a palavra zombie para definir a economia destes tempos de pandemia. Meio mundo parou, é verdade, lançando-nos numa crise de produção, consumo e finanças públicas sem precedentes, mas zombie, na verdade, tem sido o modelo económico que mantemos há décadas. Um morto-vivo canibalizando o planeta, envolto numa nuvem de fumo que mata, todos os anos, 19 vezes mais do que a covid-19 matou nos últimos cinco meses no mundo e que, em Portugal, segundo o Ministério do Ambiente, é responsável por seis mil mortes prematuras, principalmente nas cidades. Graças aos nossos esforços colectivos, o vírus, note-se, matou até agora quatro vezes menos que isso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção