Roteiro serológico nacional para a covid-19 proposto por 20 cientistas

Numa primeira fase, o estudo português pretende começar com uma população-sentinela de cinco mil pessoas testadas a anticorpos contra o vírus da covid-19 e, numa última fase, chegar às 25 mil a 30 mil. O projecto procura agora parceiros públicos, para poder avançar no terreno já em Julho.

Foto

A pensar na gestão do desconfinamento em curso e no embate de uma potencial segunda vaga da pandemia de covid-19, um grupo de 20 cientistas portugueses projectou um roteiro serológico nacional para obter uma fotografia global da prevalência da doença em Portugal. Quem é que já esteve em contacto com o vírus SARS-COV-2 e não fazia ideia? Quem, ao longo desse estudo serológico, veio a contactar com o vírus e, das duas uma, ou não teve qualquer sintoma ou ficou doente? Testes aos anticorpos contra o vírus produzidos pelo sistema imunitário, realizados num estudo de cariz nacional proposto no roteiro, ajudarão a esclarecer tudo isso e a afinar a resposta futura do país à pandemia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção