“O fim de Hong Kong já foi anunciado muitas vezes”

A China “tornou-se muitíssimo impaciente” e está a apertar o cerco ao território. A nova lei de segurança nacional ameaça a autonomia que ainda lhe resta. O movimento de protesto dá sinais de desgaste mas não se declara vencido.

protestos,mundo,china,hong-kong,asia,reino-unido,
Fotogaleria
Limpeza das ruas em Hong Kong após um protesto Reuters/Athit Perawongmetha
protestos,mundo,china,hong-kong,asia,reino-unido,
Fotogaleria
Polícia reprime uma manifestação Reuters/TYRONE SIU
protestos,mundo,china,hong-kong,asia,reino-unido,
Fotogaleria
Manifestantes mostram a mão estendida com os cinco dedos, para lembrarem as suas cinco exigências fundamentais Reuters/ADNAN ABIDI

Estaremos perante “o fim de Hong Kong” tal como o conhecemos, como escreveu Timothy McLaughlin na revista The Atlantic? A aprovação pela China da nova lei de segurança nacional para o território e a decisão da Administração norte-americana de revogar o estatuto especial de que Hong Kong beneficiava nas relações comerciais com os Estados Unidos são dois golpes profundos. Mas talvez as notícias da morte de Hong Kong sejam, por enquanto, exageradas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção