O sistema imunitário e a vitamina C

Há um mês abordamos o papel da vitamina D no sistema imunitário. Agora é a vez da reflectir sobre a vitamina C, cuja administração em doentes críticos nos cuidados intensivos não é de menosprezar.

Foto
Em atletas existem evidências contraditórias de que a vitamina C pode ter um papel positivo na prevenção de infecções do trato respiratório superior Tim Mossholder/Unsplash

A vitamina C desempenha um papel muito importante no nosso sistema imunitário. Encontra-se em grandes concentrações nos nossos glóbulos brancos, e os seus níveis diminuem consideravelmente durante uma constipação ou outra ocasião onde o stress oxidativo aumenta, dado que é a vitamina com maior capacidade antioxidante presente na alimentação (sendo que outros fitoquímicos na fruta e legumes até têm uma capacidade antioxidante maior do que vitamina C).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar