Dia Mundial da Criança é dia de brincar em família

Ser criança não tem tempo, é a arte do para sempre. Neste Dia Mundial da Criança, deixamos-lhe as mais ternurentas sugestões para tornar este dia verdadeiramente inesquecível.

Foto
Getty Images

Que o direito à canção seja da criança, que a sua voz abra sorrisos como avenidas de passeio. Que à criança não seja vedada a arte dramática do teatro, que tudo desvela e em luz borda as sombras. Que a cor pertença aos pequenos, que as pintam entre dedos e paredes, como a soprar pedaços de sol e céu por onde passam. Que o velho mundo não desdenhe do olhar dos tenros dias, cheios de sede ainda de andar entre índios e cowboys, de lhe descobrir os perigos com mãos de agarrar aventuras. Que aos adultos não faltem crianças que os recomecem. Os votos de NESTUM, no dia em que se assinala a festa da criança, enfatizam a tradição de ternura com que a marca sempre brindou as famílias portuguesas.

As crianças tornam os nossos calendários mais profícuos e coloridos e reinventam os nossos tectos com a leveza das nuvens. Mesmo em tempos de pandemia, surgiram dos mais pequenos os estímulos e alento para enfrentar o confinamento com mais alegria e criatividade. Tal como as crianças nos desafiaram a criar novas formas de dar significado ao tempo, também hoje, no Dia Mundial da Criança, nós, adultos, seremos capazes de as estimular, entre aprendizagem, convívio e muita diversão.

Foto
Panquecas de NESTUM com aveia e iogurte

Pequeno-almoço para um despertar feliz

Todos os dias, e este não é excepção, começa com um bom pequeno-almoço em família, que pode ser preparado entre todos com o toque especial do carinho e do sabor NESTUM. Neste 1 de Junho, comece com panquecas de NESTUM com aveia e iogurte. A receita é simples e, para a completar, são necessários os seguintes ingredientes: 1 iogurte grego NESTLÉ de sabor amora/framboesas, 3/4 chávena de flocos de aveia, 1/4 chávena de NESTUM com Aveia e Morango, 1/2 colher de chá de fermento, 1/2 banana madura, um ovo, fruta fresca em pedacinhos e requeijão a gosto q.b. Em seguida, é apenas necessário seguir os passos: colocar todos os ingredientes excepto a fruta fresca numa liquidificadora ou robot de cozinha e misturar bem, pulverizar uma frigideira com óleo em spray e levar a lume médio alto, deitar porções de 1/4 chávena da massa na frigideira e deitar por cima pedaços da fruta fresca. Deixar cozinhar até que surjam bolhas na massa e virar deixando cozinhar por mais um minuto. Por fim, servir as panquecas com mais fruta fresca e um pouco de requeijão.

Papel, tesoura… já

Do que o Dia da Criança também vai precisar é de cor e imaginação. A partir de uma embalagem de NESTUM, pais e filhos podem dedicar-se às artes manuais e recriar as máscaras mais divertidas para um teatro improvisado nos palcos do lar, onde o protagonismo e o brilho são garantidos. Tesouras, papéis coloridos, materiais das mais variadas texturas, bem como marcadores ou aguarelas podem dar forma às personagens do imaginário dos mais pequenos e dos mais graúdos. Depois, é só ir até onde levar o coração, porque os voos criativos são sempre seguros.

Tarde: preparados para uma viagem no tempo?

A família pode ainda encontrar tempo para recriar os jogos tradicionais que pontuaram a infância dos mais velhos. Quem não se lembra de retirar, um por um, os rebuçados escondidos debaixo de farinha, usando apenas a boca? Uma solução bem mais saborosa pode ser utilizar NESTUM em pó - basta, para isso, triturar os flocos de NESTUM - para improvisar esta competição.

O lanche deste dia especial pode ser feito ao ar livre com os devidos cuidados. Vamos fazer um piquenique? Também aqui os produtos de sempre marcam o ritmo da pausa, com uma das mais bem-sucedidas receitas entre os mais novos: o bolo de NESTUM Bolacha Maria. Para o efeito, os ingredientes necessários são: 6 ovos, 2 chávenas de NESTUM Bolacha Maria, 2 chávenas de farinha de trigo, 1 chávena de açúcar, 1 chávena de óleo, ½ chávena de leite e ½ colher de sobremesa de fermento em pó.

Foto

A receita é fácil e até os pequenos podem participar. Primeiro, misture os ovos com o açúcar e mexa até ficar uma mistura esbranquiçada. Alternadamente, acrescente o óleo, a farinha e NESTUM Bolacha Maria. Envolva tudo muito bem e, por fim, adicione o leite e o fermento e envolva novamente. Barre a forma do bolo com manteiga e polvilhe com farinha. Verta o preparado e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 35/40 minutos. Deixe arrefecer enquanto prepara o cesto de piquenique: toalha, sumos naturais e palitos de fruta da época para servir com o bolo. Depois é só eleger um local ao ar livre e pouco movimentado - para garantir a distância mínima de segurança de 2 metros - e saborear o momento em família. 

E para terminar…

Ao final do dia, pode ainda haver tempo para os contos tradicionais portugueses, para as adivinhas e para os momentos passados no sofá. Afinal, o Dia da Criança parece ter sido feito para os mais novos, mas também a pensar nos mais graúdos. Como dizia a música, os pais são “crianças como você/ O que você vai ser/ Quando você crescer?”