MP arquiva inquérito sobre irregularidades na Universidade do Minho

Procuradoria-Geral Distrital do Porto concluiu não existirem indícios suficientes da prática do crime de corrupção passiva envolvendo fundos europeus.

Foto
Conduta foi "negligente mas não criminalmente punível", segundo autoridades Nelson Garrido

O Ministério Público determinou o arquivamento do inquérito em que se investigavam “irregularidades” detectadas na gestão de fundos europeus em projectos de investigação da responsabilidade da Universidade do Minho, anunciou esta sexta-feira a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Em nota publicada na sua página, a procuradoria refere que em causa estava o programa Compete+, que vigorou entre 2007 e 2013, tendo a universidade sido investigada pelos alegados crimes de fraude na obtenção de subsídio e corrupção passiva.

O inquérito decorreu no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto, tendo o despacho de arquivamento sido proferido a 3 de Março de 2020.

A nota explica que as irregularidades respeitavam à inclusão de recibos de vencimento e pedido de elegibilidade de despesas efectuadas pela Universidade do Minho (UMinho) “relativamente a dois professores que se apurou não terem colaborado com o projecto”.

“De acordo com o despacho de arquivamento, na origem desses factos terá estado uma falha de comunicação interna que redundou na falta de rigor na actualização das listas dos investigadores envolvidos desde a fase de candidatura até à efectiva realização do projecto, indiciando-se uma conduta negligente que não é criminalmente punível”, refere a nota da procuradoria.

O crime de corrupção passiva estava relacionado com um conflito de interesses e possível favorecimento decorrente do facto de o projecto em que a UMinho participou resultar de proposta do Health Cluster Portugal, existindo relações familiares próximas entre o director executivo desta entidade e o reitor da universidade.

“Finda a investigação, concluiu-se que o projecto foi objecto de um processo de selecção oficial, preenchia as condições de exigibilidade para ser aprovado e foi sujeito a uma avaliação por peritos externos. Desse modo, considerou-se não existirem indícios suficientes da prática do crime, com o consequente arquivamento dos autos também nessa parte”, remata a nota.

Sugerir correcção