Covid-19: Governo adia reabertura de ATL para 15 de Junho

Inicialmente, a reabertura das ATL estava programada para 1 de Junho, no mesmo dia em que voltam a funcionar as instituições do pré-escolar.

desconfinamento,covid19,coronavirus,criancas,sociedade,
Foto
PÚBLICO

As Actividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de Junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto.

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião de Conselho de Ministros, em que ficaram definidas as medidas para a próxima fase de desconfinamento, que arranca na segunda-feira.

Inicialmente, a reabertura das ATL estava programada para 1 de Junho, no mesmo dia em que voltam a funcionar as instituições do pré-escolar e respectivas actividades de apoio à família.

No entanto, o Governo optou por adiar este regresso para 15 de Junho, adiando também as actividades de apoio à família e de ocupação de tempos livres dos restantes ciclos, que serão retomadas após o final do ano lectivo, que termina em 26 de Junho.

A decisão, avançou o primeiro-ministro, decorre de uma necessidade de preparar a organização dos espaços onde se desenvolvem estas actividades.

Na quarta-feira, a directora-geral da Saúde avançou que as orientações para a utilização das Actividades de Tempos Livres (ATL) devido à covid-19 seriam divulgadas naquele dia.

No entanto só foram anunciadas normas para os campos de férias, divulgadas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), sendo que para as ATL as orientações ainda estão a ser desenhadas.

Sugerir correcção