Preços voltaram a cair em Maio e inflação afunda para -0,7%

Preço dos produtos alimentares subiu 5,2%, mas inflação caiu pelo segundo mês consecutivo.

Foto
Nelson Garrido

Os preços voltaram a baixar em Maio, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). A estimativa rápida divulgada esta sexta-feira indica que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de -0,7% em Maio, registando uma quebra de 0,5 pontos face a Abril.

Trata-se da segunda descida consecutiva, depois de uma estabilização em Março. Em Março a taxa de inflação tinha sido de -0,2%.

O indicador de inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos, deverá ter-se fixado em -0,4% em Maio, menos 0,2 pontos relativamente a Abril.

A variação média dos preços nos últimos doze meses terá sido de 0,1%, menos 0,1 pontos do que em Abril, refere o INE, que divulgará os dados definitivos do IPC a 12 de Junho.

Em Maio, enquanto os preços dos produtos energéticos registaram uma descida homóloga 11,19% (mais acentuada do que a descida de 9,42% em Abril), os preços dos bens alimentares subiram 5,2% (abaixo do aumento de 6,5% registado em Abril).

Sugerir correcção
Ler 3 comentários