Covid-19: mais Alfas e Intercidades em circulação a partir de domingo

A empresa afirma que a oferta “passa a incluir cerca de 75% daquela que se registava antes do período de pandemia”.

Foto
CP reforça circulação Enric Vives-Rubio

A CP vai reforçar a sua oferta de comboios de longo curso – Alfas Pendulares e Intercidades – já a partir do próximo domingo. Em comunicado, a empresa afirma que a oferta “passa a incluir cerca de 75% daquela que se registava antes do período de pandemia”. Ou seja, continua a haver uma redução de 25% da oferta de comboios de longo curso face ao que existia até à redução das operações.

Os comboios intercidades vão circular como antes da pandemia na maioria dos eixos (como Lisboa – Faro, Lisboa – Évora, Casa Branca - Beja, Lisboa – Viana do Castelo e Lisboa – Guimarães). “As ligações Lisboa – Guarda e Lisboa – Covilhã são asseguradas por dois Intercidades, por sentido.” Já os Alfa Pendulares vão passar a fazer dez ligações diárias e apenas duas directas entre Porto e Faro.

A CP indicou ainda que vai continuar a monitorizar a procura, podendo reforçar a capacidade quando se justificar. Os serviços de comboios urbanos em Lisboa, Porto e Coimbra e os Regionais e Interregionais já tinham sido repostos a 4 de Maio. 

Quanto às medidas mitigadoras da pandemia de covid-19, a CP indica que nos comboios de longo curso se mantém o controlo da lotação através da limitação dos lugares disponibilizados para venda. A empresa tem ainda levado a cabo operações diárias de desinfecção dos comboios, referindo que desde 17 de Março mais de 34.600 veículos ferroviários foram desinfectados.

Devido à pandemia, a CP viu-se obrigada a reduzir a oferta. No dia em que se declarou o estado de emergência em Portugal, a CP já dava conta de uma redução de 50% na procura. No fim de Abril, a empresa perdia quatro milhões de euros por semana. A 29 de Abril, Pedro Nuno Santos, ministro das Infra-estruturas e da Habitação, dava conta de uma “queda na procura de cerca de 90% na CP, nas áreas urbanas de 70%” e dizia que o “ajustamento que se fez na oferta [da CP] foi de 30%”.

Sugerir correcção