Covid-19: Produtor acusa Câmara de Lisboa de desrespeito nos apoios concedidos à Cultura

O produtor de cinema Pedro Fernandes Duarte acusa os serviços da autarquia de “absoluta incompetência” na administração do Fundo de Emergência Social na vertente Cultura

Foto
Pedro Fernandes Duarte, que apresentou em Fevereiro no Festival de Cinema de Berlim "A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos dr

O produtor de cinema Pedro Fernandes Duarte acusou esta terça-feira a Câmara de Lisboa de desrespeito pelos profissionais da Cultura nos apoios concedidos aos agentes culturais, considerando “absurdo” que tenha sido seguido “apenas um critério cronológico” e não “um critério qualitativo”.

“Esta decisão, de considerar apenas as candidaturas entregues nos primeiros 15 dias, é obviamente um enorme desrespeito pelo trabalho dos profissionais da Cultura de Lisboa”, lê-se numa carta do produtor dirigida ao presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e à vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

Acusando os serviços da autarquia de “absoluta incompetência” na administração do Fundo de Emergência Social (FES) na vertente Cultura, o produtor de cinema reclama ainda “uma reabertura do processo de avaliação e resposta às candidaturas ao mesmo”.

Numa nota divulgada hoje no site da Câmara de Lisboa, a autarquia anunciou que as candidaturas à vertente Cultura do Fundo de Emergência Social da Câmara de Lisboa, no âmbito da covid-19, apresentadas após 5 de Maio já não serão consideradas, por ter sido atingido o valor total da verba disponível, mais de 1,3 milhões de euros.

De acordo com uma nota divulgada no site da Câmara de Lisboa, na segunda-feira o município aprovou apoios no total de 1,364 milhões de euros, abrangendo mais de 1300 agente culturais, entre artistas e outros, individualmente ou através das estruturas apoiadas.

Estes apoios decorrem do “regime extraordinário de atribuição de apoios financeiros urgentes e imediatos aos agentes e entidades” do sector da Cultura aprovado no início de Abril pela Câmara de Lisboa, devido à pandemia de covid-19.

“Excepcionalmente e dada a comunicação sobre os apoios ao sector do fado ter suscitado algumas dúvidas, as entidades singulares e colectivas com actividade cultural na área do fado poderão candidatar-se ao FES Emergência até ao dia 30 de Maio”, era acrescentado.

Quando estes apoios foram anunciados, em meados de Abril, ficou estabelecido que as candidaturas poderiam ser entregues a partir de 20 de Abril e seriam recebidas “até ao limite da dotação disponível ou até 30 de Junho de 2020”.

Na missiva que dirigiu à Câmara de Lisboa, Pedro Fernandes Duarte, que apresentou em Fevereiro no Festival de Cinema de Berlim o filme A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, refere que entregou a sua candidatura ao apoio municipal em 18 de Maio, tendo na segunda-feira sido informado que apenas serão apoiadas as candidaturas entregues até 4 de Maio, “não indo a Câmara Municipal de Lisboa sequer considerar as candidaturas entregues posteriormente”.

“Quais os critérios para esta decisão danosa para o município e para os seus munícipes, na medida em que só serão apoiadas as propostas elaboradas à pressa? É perfeitamente absurdo não adoptar um critério qualitativo, mas apenas um critério cronológico”, questiona Pedro Fernandes Duarte, interrogando ainda a razão por que a autarquia não considera “as propostas mais pensadas e perfeccionistas, a favor das propostas que foram elaboradas em duas semanas ou menos”.

Sugerir correcção