Covid-19 devasta Nação Navajo. E já se teme segunda vaga

A Nação Navajo tem o maior número de infecções per capita pelo novo coronavírus nos EUA, ultrapassando o estado de Nova Iorque. Pobreza, doenças crónicas e até falta de água ajudam a explicar este impacto da pandemia.

coronavirus,povos-indigenas,america-norte,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Jonathan Nez, o presidente da Nação Navajo, ajuda na distribuição de bens essenciais Sharon Chischilly/Washington Post
coronavirus,povos-indigenas,america-norte,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Shaandiin P. Parrish, a actual Miss Navajo, dá uma ajuda na distribuição de bens alimentares Sharon Chischilly/Washington Post

Não é um estado nos Estados Unidos, mas se fosse seria proporcionalmente o mais atingido pela pandemia de covid-19 no país. A Nação Navajo tem mais de 4500 infecções e 147 mortes numa população de 173 mil e os seus parcos recursos deixaram há semanas de ser suficientes para enfrentar o a doença que tem varrido o mundo. Agora correm o risco de uma segunda vaga porque os estados vizinhos levantaram as medidas de confinamento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção