EUA vão suspender voos do Brasil por causa da covid-19

Medida é anunciada numa altura em que o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de covid-19.

Foto
A suspensão de voos para o Brasil já tinha sido levantada por Trump Reuters/LEAH MILLIS

Os Estados Unidos vão anunciar uma interdição de viagens provenientes do Brasil, actualmente um dos países mais afectados pela pandemia de covid-19, indicou este domingo o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Robert O’​Brien.

Creio que vamos ter uma nova decisão neste domingo sobre viagens que envolvam o Brasil, como fizemos com o Reino Unido, a Europa e a China, e esperamos que seja temporário, afirmou o responsável, em declarações à CBS.

Mas, devido à situação no Brasil, vamos tomar todas as medidas necessárias para proteger o povo norte-americano, disse O’​Brien, numa altura em que os Estados Unidos já registam perto de 100 mil mortes associadas à covid-19.

Esta semana, o Presidente norte-americano, Donald Trump, já tinha falado da possibilidade de suspender voos provenientes do Brasil e admitiu que o país sul-americano estava com alguns problemas”.

Os Estados Unidos suspenderam os voos provenientes da China e da maior parte dos países da União Europeia e do Reino Unido, à medida que a pandemia ia alastrando.

A América Latina tornou-se um epicentro da pandemia e o Brasil é o segundo país com maior registo de casos a seguir aos Estados Unidos. Segundo os números mais recentes do Ministério da Saúde brasileiro, há um total de 347.398 casos registados de covid-19, mas o nível de subnotificação é muito elevado e não se fazem testes de despistagem com a frequência que seria desejável. Morreram há 22.013 pessoas no Brasil por causa do novo coronavírus, e não se espera que a pandemia chegue ao pico antes de Julho.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 342 mil mortos e infectou mais de 5,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (97.087) e mais casos de infecção confirmados (mais de 1,6 milhões).

O Brasil, com mais de 22 mil mortos e 347 mil casos, é o segundo país do mundo em número de infecções, enquanto a Rússia, que contabiliza 3.388 mortos, é o terceiro, com mais de 335 mil.

Sugerir correcção