RB Leipzig no pódio com hat-trick de Werner

Mainz sofreu goleada (0-5) caseira na 27.ª jornada e viu o Augsburgo afastar-se da linha de despromoção.

leipzig,futebol,desporto,liga-alema,futebol-internacional,
Fotogaleria
Reuters/KAI PFAFFENBACH
leipzig,futebol,desporto,liga-alema,futebol-internacional,
Fotogaleria
LUSA/KAI PFAFFENBACH / POOL
leipzig,futebol,desporto,liga-alema,futebol-internacional,
Fotogaleria
Reuters/KAI PFAFFENBACH
leipzig,futebol,desporto,liga-alema,futebol-internacional,
Fotogaleria
LUSA/KAI PFAFFENBACH / POOL

Um RB Leipzig implacável, com Timo Werner - vice-artilheiro da Bundesliga (24 golos) – inspirado, a assinar o segundo hat-trick da época, goleou este domingo, por 0-5, o Mainz, 15.º da tabela, ascendendo ao terceiro lugar da prova, agora com 27 jornadas disputadas, a três pontos do Borussia Dortmund e sete do Bayern Munique, que se defrontam já na próxima terça-feira.

O assalto ao pódio começou a ganhar contornos reais depois da derrota, na véspera, do Borussia Mönchengladbach (1-3) ante o Bayer Leverkusen, que segue no quarto posto, a um ponto do RB Leipzig.

Na verdade, depois do empate frente ao Friburgo (1-1), na ronda anterior (o terceiro consecutivo), a equipa de Julian Nagelsmann regressou às vitórias com nova goleada sobre o Mainz, depois do 8-0 da primeira volta. A confirmação surgiu cedo, com apenas 11 minutos decorridos, com Werner a responder ao polaco Robert Lewandowski, “rei” dos marcadores, que menos de 24 horas antes tinha aumentado a liderança com o 27.º golo na liga alemã.

Uma dúzia de minutos volvidos, Yussuf Poulson marcava o segundo do Leipzig, antes de assistir Sabitzer (36’) para o terceiro, resultado confortável com que se atingiu o intervalo. O Mainz, que tinha visto o Augsburgo vencer (0-3) o Schalke 04 (ainda abalado pelo desaire ante o Borussia Dortmund, por 4-0) e distanciar-se da linha de despromoção, não teve argumentos para corrigir as falhas do primeiro tempo, acabando por sofrer o quarto golo da tarde logo após o regresso das cabinas… com Werner a bisar (48’).

Com o destino traçado, o Schalke 04 limitava-se a gerir os estragos, ainda que sem conseguir evitar o quinto golo dos visitantes e o hat-trick de Werner, a passe de Poulson. Por seu lado, o Augsburgo colocava um ponto final na série de quatro derrotas consecutivas — num total de seis partidas sem vencer — para retomar o trilho das vitórias: Eduard Lowen (6’), de livre directo, Sarenren-Bazee (76’) e Sergio Cordova (90+1’) impediram o Schalke de capitalizar as derrotas de  Wolfsburgo e Friburgo para ascender aos lugares de acesso à Liga Europa, acabando por prolongar a série de jogos (9) consecutivos sem vitórias do Schalke.

A concluir, o Fortuna Düsseldorf esteve perto de surpreender o Colónia, mas não segurou a vantagem (0-2) nos minutos finais, empatando (2-2), ganhando apenas um ponto a Werder Bremen e Paderbon, os dois últimos, deixando Mainz e Eintracht menos pressionados na fuga aos lugares de descida. Modeste (88’) e Córdoba (90+1’) anularam os golos de Karaman (41’) e Erik (61’).

Sugerir correcção