PCP propõe apoio extraordinário de 438 euros a trabalhadores que ficaram sem acesso a protecção

Comunistas pretendem atender a situações de precariedade como o trabalho a dias ou à hora ou à comissão, que ficam de fora dos critérios para subsídio de desemprego ou outros apoios sociais.

Foto
O líder comunista anunciou a proposta no debate quinzenal e desafiou o Governo, mas António Costa não lhe respondeu. LUSA/ANTÓNIO COTRIM

É uma medida urgente para quem ficou sem fonte de rendimento (ou teve uma quebra de pelo menos 40%) por causa da covid-19 e não preenche os requisitos para aceder a outros apoios da Segurança Social: o PCP propõe que seja criado com carácter de urgência um apoio extraordinário de protecção social no valor de 483,81 euros para os trabalhadores com “formas de prestação de trabalho atípicas”, como o trabalho à hora ou ao dia. Este subsídio, que tem o valor idêntico ao Indexante de Apoios Sociais (IAS), seria mensal mas prorrogado enquanto vigorarem as medidas excepcionais e temporárias de resposta à pandemia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção