Partidos de acordo no combate ao branqueamento de capitais mas avisam que faltam meios e vontade política

Governo ouviu críticas sobre atrasos na transposição das directivas e referências ao processo de Isabel dos Santos. PS recusou propostas do PCP e PEV para proibir acesso de empresas com sede em paraísos fiscais aos apoios do Estado na pandemia.

Foto
Governo teve as directivas prontas desde Junho do ano passado para serem transpostas, argumentou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais JOSÉ SENA GOULÃO

Estão de acordo com a necessidade de se apertar o combate ao branqueamento de capitais, mas os partidos avisam que não basta reforçar as leis: é preciso fazer o mesmo aos meios técnicos e humanos para se ser eficaz. Especialmente num tempo em que a criminalidade económica está cada vez mais apurada e funciona essencialmente nas plataformas digitais – um bom exemplo é o peso que a moeda virtual, essencialmente a bitcoin, tem assumido no financiamento do crime e terrorismo.

Os deputados aprovaram, por isso, na generalidade, a proposta de lei do Governo - apresentada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes - de transposição de duas directivas europeias sobre prevenção de branqueamento de capitais ou de financiamento do terrorismo – só PCP, PEV e Iniciativa Liberal (IL) se abstiveram. O diploma vai agora seguir um longo caminho na discussão na especialidade, com mais de uma vintena de audições a diversas entidades.

Porém, no âmbito também dos paraísos fiscais, ficaram pelo caminho os projectos de lei do PCP e do PEV que pretendiam proibir o acesso aos apoios estatais no âmbito da pandemia a empresas com sede em offshores, com o voto contra do PS, PSD, CDS e IL – os restantes partidos votaram a favor. Também acabou chumbado o diploma do PCP que proibia ou limitava as relações comerciais, profissionais e transacções com entidades sedeadas em paraísos fiscais com o voto contra do PS, PSD e CDS, e a abstenção da IL.

“Não se admite que não paguem impostos pelos lucros que facturam e ganham em Portugal”, levem o dinheiro para outro país e depois beneficiem do dinheiro do Estado português, argumentaram os dois partidos. Que vincaram que a Dinamarca, Polónia e Áustria assumiram decisão idêntica. O PS defendeu que tais proibições “põem em causa algumas empresas que operam legitimamente em Portugal, também pagam aqui impostos e têm a sua situação regularizada"

No debate, o secretário de Estado da Justiça Mário Belo Morgado explicou que o diploma acrescenta ao ordenamento jurídico regras sobre a criptomoeda e as bitcoin criando o conceito de activos virtuais, impõe obrigações de reporte de informação às entidades que estabelecem negócios com países considerados de “elevado risco”, agrava a moldura para as entidades com deveres profissionais acrescidos de transparência e alarga o elenco de ilícitos - como a contrafacção de moeda virtual ou burla informática.

PCP, PEV e Bloco defenderam a necessidade de acabar com os paraísos fiscais - “uns vivem em paraísos fiscais quando a generalidade é obrigada a viver em infernos fiscais”, ironizou o ecologista José Luís Ferreira -, que catapultam a fraude e a evasão fiscal, o branqueamento de capitais e ajudam a financiar o terrorismo.

Sobre as directivas, PSD, CDS e Bloco criticaram a demora da transposição - que devia ter sido feita até Janeiro - e avisaram que é absolutamente prioritário o reforço de meios técnicos e humanos para a investigação criminal e combate à criminalidade de colarinho branco. “As leis são importantes mas só serão eficazes se tivermos meios para as aplicar” - computadores e pessoas.

O CDS pediu um maior equilíbrio entre a sanção do branqueamento e os crimes que o antecedem, como o tráfico e extorsão. A IL avisou para os conflitos entre a obrigação de recolha de informação e a protecção de dados. E o PAN aproveitou para defender o fim dos “vistos gold", tal como o Bloco.

Mariana Mortágua afirmou que o Governo só legisla agora obrigado por Bruxelas e na sequência do Luanda Leaks, e defendeu maior transparência das estruturas societárias no patamar dos últimos beneficiários. Vincou que o “combate ao crime económico, fraude fiscal e branqueamento depende de leis mas também da vontade política de afrontar interesses económicos, financeiros e políticos. Não foi só Isabel dos Santos que lavou nem só o Eurobic que participou no branqueamento: toda a cleptocracia de Angola lavou dinheiro em Portugal com a complacência” do regime português, “nas barbas de todas a gente, independentemente das leis, inclusive do Banco de Portugal”. 

Sugerir correcção