Covid-19. Cerca de 44% das pessoas com sintomas ligeiros têm poucos anticorpos

Aqueles que foram hospitalizados por esta doença, geraram cerca de dez vezes mais anticorpos do que aqueles que a sofreram de forma leve.

Foto
Reuters/BENOIT TESSIER

Cerca de 44% das pessoas que sofreram infecção de covid-19 de forma ligeira ou assintomática têm um nível de anticorpos muito baixo e com pouca capacidade neutralizante, pelo que não ficam imunizadas contra o coronavírus, revelam testes divulgados esta quarta-feira.

Estes são os primeiros resultados do estudo realizado por investigadores do instituto IrsiCaixa, o Centro de Investigação e Tecnologias em Saúde Animal (CReSA) do Instituto e Tecnologias Agroalimentares (IRTA) e o Barcelona Supercomputing Center (BSC), com o apoio de uma farmacêutica, segundo a agência EFE.

Durante o trabalho de campo, foram analisadas 111 amostras de plasma de pessoas que geraram anticorpos contra a SARS-CoV-2 (novo coronavírus) e que sentiram diferentes níveis de gravidade da doença.

Os resultados mostraram que aproximadamente 44% das pessoas que tiveram a doença covid-19 de forma ligeira ou assintomática desenvolveu poucos anticorpos e com pouca capacidade neutralizante.

Por outro lado, aqueles que foram hospitalizados por esta doença, geraram cerca de dez vezes mais anticorpos do que aqueles que a sofreram de forma leve.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 323.000 mortos e infectou quase 4,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Sugerir correcção