Liga italiana termina até 20 Agosto e pode ser decidida com um play-off

Os máximos responsáveis pelo futebol transalpino querem que a presente temporada seja concluída.

Foto
O futebol italiano quer terminar a temporada Reuters/GUGLIELMO MANGIAPANE

A Liga italiana, suspensa desde Março devido à pandemia de covid-19, terá de ser concluída até 20 de Agosto e, caso haja necessidade, poderá ser decidida através de um play-off, anunciou nesta quarta-feira a Federação Italiana de Futebol (FIGC).

Na sequência de uma reunião entre as altas esferas do futebol transalpino, a FIGC reforçou a intenção de retomar os três escalões profissionais em meados de Junho, priorizando, desta forma, o “mérito desportivo como base para definir as competições, como previsto pelo COI [Comité Olímpico Internacional] e CONI [Comité Olímpico de Itália]”.

“A FIGC expressou a vontade de retomar e completar as competições nacionais profissionais, fixando o dia 20 de Agosto como prazo para terminar a Serie A [primeiro escalão], a Serie B [segundo] e a Serie C [terceiro]”, informou a FIGC, através de comunicado divulgado no seu sítio oficial.

Contudo, o organismo já tem alternativas preparadas, caso as competições da temporada 2019/20 venham a ser novamente interrompidas ou até mesmo canceladas, devido à crise mundial de saúde pública.

Próxima temporada arranca a 1 de Setembro

Em caso de nova paragem temporária, as provas serão retomadas num “novo formato”, através de um play-off para definir os campeões das series A, B e C e as equipas que sobem de divisão, bem como um play-out, através do qual se decidirá quem desce.

Já no caso de a época ser definitivamente cancelada, as classificações serão definidas através de um “coeficiente objectivo” aplicado pela FIGC.

Após 26 jornadas, de um total de 38, a Juventus, de Cristiano Ronaldo, lidera o campeonato transalpino, com 63 pontos, contra 62 da Lazio, segunda colocada, e 54 do Inter de Milão, terceiro, que tem menos um jogo disputado.

Quanto à próxima temporada do futebol italiano, iniciar-se-á a partir de 1 de Setembro.

Na segunda-feira, a FIGC anunciou que a “Serie A”, tal como a Taça de Itália, vão continuar suspensas até 14 de Junho, depois de o Governo italiano ter prolongado a proibição da realização de eventos desportivos no país até essa data.

De resto, o ministro do Desporto anunciou que em 28 de Maio vai reunir-se com os presidentes da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, e da Liga de clubes, Paolo dal Pino, “para definir uma data para o recomeço do campeonato”.

A Liga italiana foi interrompida em 9 de Março, quando estavam decorridas 26 jornadas, devido à crise de saúde pública motivada pela pandemia de covid-19, que já matou 32.330 pessoas entre mais de 227 mil casos de infecção em Itália.

Sugerir correcção