Volta a Portugal mantém data prevista no calendário UCI

Grande Prémio Internacional Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho terá este ano menos um dia.

Foto
LUSA/NUNO VEIGA

A Volta a Portugal em bicicleta vai manter-se nas datas programadas, de 29 de Julho a 9 de Agosto, segundo o calendário revisto publicado esta terça-feira pela União Ciclista Internacional (UCI).

O novo esquema de competição, que já passa a incluir as provas de escalão ProSeries, classes 1 e 2 e provas de selecção, além de sub-23 e juniores, revela ainda que o Grande Prémio Internacional Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho terá este ano menos um dia.

Também as datas foram alteradas, passando agora a prova para o período entre 24 e 26 de Julho, correndo-se em três dias em vez dos quatro previstos, com a 42.ª edição a ter novo arranque 15 dias depois do inicialmente agendado.

Após a paragem devido à pandemia da covid-19, a primeira prova do calendário UCI é o Sibiu Cycling Tour, na Roménia, de 2 a 5 de Julho, marcando o regresso do ciclismo após uma prolongada paragem desde Março.

O novo calendário, que também inclui provas das elites femininas, permitiu aos organizadores encontrar “novas datas para 91 eventos” que tinham a sua realização em causa.

Os ciclistas poderão, nota a UCI em comunicado, disputar este ano “uma temporada sem precedentes”, na qual mais de mil eventos foram adiados ou cancelados, o equivalente a 45% do calendário.

“A UCI aplaude o empenho dos organizadores em reconstruírem o calendário, apesar do contexto extremamente difícil. [...] A segurança dos atletas e todos os envolvidos continua a ser a principal prioridade”, nota aquele organismo, que destaca ainda que poderão ser feitos ajustes ao calendário mediante a evolução da pandemia, em reuniões marcadas para 9 e 10 de Junho.

A federação internacional já tinha divulgado o calendário do WorldTour, o principal escalão do ciclismo mundial, que tem o seu reinício agendado para 1 de Agosto.

Sugerir correcção