A economia não reabre a pedido

O Estado não é omnipotente, como uns desejam, nem omnipresente, como os outros temem. Por agora, o Estado nem consegue que as pessoas façam aquilo que elas têm mais vontade de fazer, que é sair de casa e lamber um sorvete na rua.

Havia, por volta do ano mil, um rei da Dinamarca, da Noruega e de Inglaterra chamado Knut, e mais conhecido por Canuto. O coração do seu império era o Mar do Norte, o que talvez ajude a explicar por que passou à história conhecido por uma questão de marés. Segundo um cronista que viveu cem anos depois do Rei Canuto, os cortesãos deste eram de tal forma lisonjeadores que Canuto sentiu a necessidade de demonstrar que não era omnipotente mandando transportar o seu trono até à beira-mar e ordenando à maré que parasse de subir para não lhe molhar os pés e o manto real. Como a maré desobedeceu e continuou a subir, imperturbada pela ordem real, o exercício deixou claro que há fenómenos sobre os quais nem toda a soberania do mundo tem poder.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção