Restaurante do Lago: “Vamos com calma. O importante para nós era recomeçar”

Em Santa Maria da Feira, as “saudades” e o tempo primaveril levaram clientes habituais ao restaurante situado no Europarque. “Sentíamos bastante falta disto, de poder almoçar fora em família.”

Foto
DR

Chegamos às 12h30 em ponto. Há mais de dois meses que não pomos os pés num restaurante, o momento é quase solene. Cruzamos a porta, pisamos o tapete onde há desinfectante para o calçado e um funcionário escondido por trás de uma máscara convida-nos a desinfectar as mãos. Esperamos uns minutos que higienizem a mesa e as cadeiras e só depois nos sentamos.

Não há a carta tradicional, que no Restaurante do Lago, em Santa Maria da Feira, implantado nos terrenos do Europarque, até é alargada. O menu do dia é dito em voz alta e a lista habitual consulta-se através de um código QR.

Aos nossos olhos, a sala, desafogada, parece-nos composta, mas o gerente José Resende tem outra percepção. Estão feitas “umas 45 reservas”, mas, numa segunda-feira normal, “ainda por cima com o tempo” primaveril que se faz sentir, serviria “uns 120 almoços”. “Isto, como está hoje, não é rentável, mas vamos com calma. O importante para nós era recomeçar”, diz. Mas esta não é uma segunda-feira normal: este é o primeiro dia do resto da vida dos restaurantes, fechados há mais de dois meses à conta da pandemia de covid-19.

Com capacidade para 160 pessoas, o Restaurante do Lago, encerrado desde 14 de Março, apresenta-se agora com 70 lugares sentados. Fizeram-se todos os ajustes para respeitar o distanciamento entre clientes, os 38 funcionários receberam “formação muito exaustiva” para lidarem com a nova realidade e investiu-se em “sinalética” para informar os clientes sobre as novas regras, refere José Resende.

Foto
DR

O mais importante, sublinha, foi o esforço “com o pessoal”. “Para além de todas as regras que instituímos ao nível dos vestiários, insistimos muito na melhor forma de manusear os utensílios e de circular no restaurante. Na cozinha, por exemplo, temos desinfectante de cinco em cinco metros, para que não haja hipótese de os funcionários não o usarem. Comprámos melhores detergentes, cinco ou seis vezes mais caros, mas que nos dão todas as garantias. Comer no Restaurante do Lago é uma experiência segura”, garante.

Os clientes acham o mesmo. Bruno Carvalho e Gonçalo Menezes são frequentadores habituais, “pelo menos uma vez por semana”. Vieram no primeiro dia porque já sentiam “saudades da comida” e da “liberdade” de poderem tomar uma refeição fora de casa. Trabalham ambos na área da publicidade e quando souberam da reabertura do Restaurante do Lago ligaram logo “a marcar mesa”. “Em momento algum senti receio de vir cá”, diz Bruno. Gonçalo completa: “Se nós nos precavermos, vai tudo correr bem. Aos poucos, temos que voltar ao normal.”

Quando soube que os restaurantes iam reabrir, Ivan Silva escolheu imediatamente o Lago para o almoço da rentrée. Veio com a mulher e os dois filhos e para Duarte, de nove anos, esta foi mesmo a primeira saída de casa dos últimos dois meses. “Quando entrámos no carro ele disse: ‘Ui, há tanto tempo que não andava de carro’.”

“Sentíamos bastante falta disto, de poder almoçar fora em família, e este restaurante foi a nossa primeira escolha. É um sítio de que gostamos e sabíamos que iríamos ter todas as condições para comer em segurança”, comenta Ivan, para quem a fruição da refeição não ficou estragada pelo aparato das medidas de segurança. “Talvez por já termos a experiência do supermercado, nem liguei ao facto de os empregados estarem de máscara…

É a nossa vez de nos sentarmos e apreciarmos a primeira refeição fora de casa depois de mais de dois meses de confinamento. Sabemos ao que vimos: caril de gambas, por favor. Está como era suposto – se calhar até melhor, as saudades têm destas coisas. Sobremesa? Claro, queremos tudo a que temos direito. Tarte de limão merengada com sorvete de Granny Smith. Quem sabe não repetimos a dose em breve? Já na quarta-feira, o Restaurante do Lago vai estrear um serviço de take-away e delivery que complementará a oferta na sala.

Sugerir correcção